Recanto da Cruz Grande passa a integrar o grupo de organizações parceiras do Movimento Católico Global pelo Clima
04/06/2020

Recanto da Cruz Grande passa a integrar o grupo de organizações parceiras do Movimento Católico Global pelo Clima

Para comemorar o 5º aniversário da publicação da Carta Encíclica Laudato Si', o Papa Francisco propôs a celebração, entre os dias 16 a 24 de maio de 2020, a Semana Laudato Si', sobre o tema "Tudo está conectado", para incentivar a reflexão sobre questões relacionadas ao cuidado da Casa Comum.

 

A obra social salesiana Recanto da Cruz Grande, na Comunidade Santa Cruz das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Itapevi -SP, pertencente à Inspetoria Salesiana Santa Catarina de Sena, aceitou o convite do Papa Francisco com o projeto "Alegria da Esperança (LS244)”, que consistiu na realização de cinco conferências sobre tópicos específicos retirados da Carta Encíclica, cada vez mais aprofundadas por um orador diferente.

 

O objetivo do projeto foi oferecer insights para solicitar ações de desenvolvimento e apoio ambiental nas obras das FMA (obras sociais, escolas e universidades), à luz da Encíclica Laudato Si', na perspectiva do Sistema Preventivo Salesiano. As conferências tiveram como moderadora a Ir. Celene Couto Rodrigues (FMA) e foram realizadas de acordo com o seguinte programa:


19 de maio - Propostas para um mundo melhor.

 Palestrante: Germano Voigtel Oliveira, biólogo, especialista em projetos sociais e políticas públicas, coordenador de projetos na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá - SP, pertencente à Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

 

20 de maio - Alternativas para uma economia sustentável

Relatora: Julia De Paolis Amim, formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (FACAMP), Conselheira de Planejamento da Província Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) de São Paulo.


21 de maio - Semear esperança

Relatora: Vera Maria Loureiro Figueira, professora de Educação Religiosa na rede de ensino particular do Rio de Janeiro.

 

22 de maio - Direitos humanos e Laudato Si'

Orador: Pe. Agnaldo Soares Lima, Salesiano de Dom Bosco (SDB), Assessor da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

 

Os oradores da última Conferência, realizada em 23 de maio sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Laudato Si', foram Ir. Runita Borja, Conselheira Geral para Pastoral Juvenil das FMA, e Ir. Sarah Garcia, Chefe do Escritório de Direitos Humanos do Instituto FMA em Genebra (Suíça), conectados a partir de Roma (Itália).

 

Antes do início da última conferência, foi transmitido um vídeo em que os aspirantes e postulantes da Casa de Formação da Província Maria Auxiliadora do Recife (BRE) dançavam com base na música intitulada "Louvado seja Deus", composta e gravada pela Ir. Celene Couto, usada como tema musical durante as Conferências.

 

As Conferências "Alegria da Esperança" foram transmitidas ao vivo na página do Facebook Salesianas Ação Social-SP e pela Rádio Dom Bosco.

 

Com este ciclo de conferências, a obra social Recanto da Cruz Grande tornou-se parte das organizações parceiras do Movimento Católico Global pelo Clima, um movimento mundial que promove a Encíclica Laudato Si'. "Um reconhecimento muito importante para continuarmos realizando nossos projetos socioambientais a serviço dos mais vulneráveis, para que todos possam ter uma vida abundante", diz a Ir. Celene Couto, FMA.