CESAM/GO realiza Semana Complementar com foco na Saúde
24/02/2021

CESAM/GO realiza Semana Complementar com foco na Saúde

Entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, aconteceu a Semana Complementar com o tema: “Saúde: um Direito Universal”. Durante o período dessa temática, as equipes do Centro Salesiano do Menor Aprendiz (CESAM), em Goiânia-GO, abordaram os seguintes assuntos: Contextualização histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil; Momentos marcantes do SUS e seus princípios; Ações do Sistema Único de Saúde, Curiosidades a respeito do Sistema e Deveres dos usuários do SUS, além da realização de Atividades Avaliativas, e um Quiz sobre os mitos e verdades da COVID-19.

 

O objetivo principal do tema desta Semana Complementar foi conscientizar os Aprendizes a respeito dos direitos relativos à saúde no que tange, sobretudo, ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim como sua incontestável relevância no período em que o país enfrenta: a pandemia da COVID-19. 

 

Em sua fala, a Educadora do Módulo Cidadania, Ludmilla Karitta, diz que: “Como educadora, fica um sentimento de dever cumprido por poder, de alguma forma, compartilhar e contribuir sobre o tema abordado, com a responsabilidade de quebrar o tabu negativo que a sociedade possui da saúde pública brasileira e apresentando-lhes o quão rico é o nosso SUS, que salva milhares de vidas todos os dias, se destacando em especial nessa pandemia, sendo o maior Sistema de Saúde pública do mundo.” 

 

“Nesse encontro aprendemos um pouco sobre a saúde no Brasil. A Constituição Federal de 1988 coloca a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Também coloca que as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquização constituindo um Sistema Único de Saúde. Além disso, através da Lei 8080/1990 o Sistema Único de Saúde foi regulamentado. Através do SUS todas as pessoas podem ter acesso gratuito desde atendimento básico até procedimentos mais complexos. Vimos também que o SUS não é apenas "postinho de saúde". O atendimento oferecido pelo SUS vai muito além e todos se beneficiam através deste sistema. O controle de qualidade da água, regras para a compra de medicamentos ou fiscalização de produtos pela ANVISA, campanhas de vacinação, entre outros. Todos esses serviços são ações do SUS. O SUS é uma conquista do povo e devemos defendê-lo”, diz a Aprendiz do Módulo Específico, Emilly Santos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Centro Salesiano do Menor (CESAM/GO)