Pandemia não para as atividades do Centro Juvenil Dom Bosco
18/02/2021

Pandemia não para as atividades do Centro Juvenil Dom Bosco

A obra social salesiana Centro Juvenil Dom Bosco, em Fortaleza (CE), promove atividades para o enfrentamento das situações de risco junto aos atendidos e seus familiares, procurando executar projetos/programas de apoio socioeducativo, os quais buscam promover mudanças efetivas e contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, tudo isso por meio de atividades educativas, recreativas, culturais, esportivas e de preparação para o trabalho, além de formação humana, social e religiosa.

 

Mesmo diante dos desafios imposto pela pandemia, como a suspenção dos atendimentos presenciais, treinamento das equipes para utilização das ferramentas digitais e aquisição de equipamentos de higienização para toda a equipe e dependências da obra, o Centro Juvenil Dom Bosco, mantendo todos os protocolos de segurança, encontrou novas formas de manter o acompanhamento e apoio aos atendidos e seus familiares:

 

 Lanche Solidário 

 

Enquanto ainda não é permitida a presença das crianças, adolescentes e jovens nas dependências da instituição devido à pandemia do novo Coronavírus, o Centro Juvenil Dom Bosco tem ofertado às famílias da comunidade local o “Lanche Solidário” que, tradicionalmente, tem acontecido a cada 15 dias. Esta ação tem colaborado como complemento alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade durante o isolamento social.

 

 Formação Virtual sobre a Estreia 2021 

 

Na última quarta-feira (10), a comunidade educativa do Centro Juvenil Dom Bosco participou de uma Formação Virtual sobre a Estreia 2021, escrita pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime. A formação foi ministrada pelo facilitador André Teixeira Borges que expôs o conteúdo proposto na busca de fortalecer a formação do carisma salesiano entre os educadores da obra social para que, além de conhecerem a mensagem que norteará as ações das casas da Congregação durante o ano de 2021, também possam aplicá-la em seu dia-a-dia.

 

 Doações do Mesa Brasil e Mais Nutrição 

 

O Centro Juvenil Dom Bosco, a cada 15 dias, tem beneficiado as famílias dos seus atendidos com a doação de frutas, verduras, cestas básicas, carnes e demais mantimentos através da assistência do programa do estado “Mais Nutrição” e do projeto do SESC “Mesa Brasil”, os quais buscam combater a fome evitando o desperdício de alimentos.

 

 Formação Virtual Sobre Exploração Sexual 

 

No final do mês de janeiro, os educadores do Centro Juvenil Dom Bosco participaram de uma Formação Virtual sobre Exploração Sexual. A formação foi ministrada pela psicóloga do Projeto Aquarela, sendo este um momento bastante enriquecedor para o conhecimento da equipe no que se refere a um tema sempre atual, principalmente no dia-a-dia das crianças, adolescente e jovens em situação de vulnerabilidade, o público alvo da obra social salesiana.