De 440 a 940 na redação do ENEM
07/04/2021

De 440 a 940 na redação do ENEM

Na última semana, os atendidos da obras social salesiana Liceu Coração de Jesus, em Pindamonhangaba (SP), inscritos no cursinho pré-vestibular da obra, o Cursinho do Salê,  celebraram ótimos resultados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. É o caso da atendida Sara Maria que, depois das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto, teve grande mudança em sua nota na Redação, que é um dos maiores desafios do ENEM. Sara subiu sua nota de 440 pontos, em 2019, para 940 pontos em 2020. Um ótimo resultado, levando-se em consideração que a nota máxima na redação é 1000 pontos.

 

“Embora eu ter ciência de que, através do meu esforço, dos ótimos professores do cursinho, os simulados etc., eu tinha melhorado o meu desempenho ao longo de 2020, nunca imaginei que conseguiria chegar a isso. A ansiedade era um fator que me afetava bastante. Busquei não criar muitas expectativas, acredito que por isso o resultado foi tão impactante. Eu não acreditei, não caiu a minha ficha até agora. Eu agradeço muito a todos os envolvidos do cursinho, professores e coordenadores, que se dedicaram a dar um ensino de tanta qualidade aos alunos, sempre cercados de muito cuidado e atenção, se preocuparam de verdade conosco, com o nosso futuro. E isso se torna ainda mais admirável quando se sabe que é um projeto sem fins lucrativos, que estão lá por amor ao ensino”, diz Sara Maria.

 

O professor de redação do Cursinho Salê, Danilo Passos, revela que o desafio de preparar os atendidos e atendidas da obra social para a redação do ENEM foi muito gratificante. "O sucesso dos alunos e alunas é o meu sucesso também! São resultados como estes que me fazem acreditar ainda mais na educação, em especial a educação salesiana, berço da minha formação que carrego para a vida. 2020 foi um ano muito atípico e desenvolver propostas de redações foi desafiador, porém, superamos das melhores formas possíveis. Foram madrugadas corrigindo, retornando, fotografando, escrevendo no Word, papel, Forms... Tudo isso pensando no objetivo final: a prova de redação e de linguagens. Sou muito grato por fazer parte deste projeto que apoia os sonhos desses jovens. Não são apenas notas, são resultados de trabalhos conjuntos entre professores extremamente profissionais, alunos dedicados e família apoiadora”, diz Danilo.

 

 Sobre o Cursinho do Salê Pré-vestibular 

 

Cursinho do Salê é um projeto oferecido pela obra social salesiana Liceu Coração de Jesus, em Pindamonhangaba (SP), e tem a missão de preparar jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que é a principal porta de entrada utilizada pela maioria dos alunos da rede estadual pública que pretendem ingressar no Ensino Superior.

 

Com professores voluntários, o Cursinho atende mais de 40 jovens que já terminaram ou que estão cursando o último ano do Ensino Médio e, mesmo com as dificuldades e restrições da pandemia, as aulas se iniciaram neste mês de março, no formato de aulas remotas. Além das áreas do conhecimento exigidas pelo ENEM, o Cursinho do Salê oferece aulas de Projeto de Vida, Tutoria de Estudos e Economia, com aulas ao vivo todos os dias, além de atividades extras como simulados, palestras com profissionais e professores de universidades da região.

 

Conheça mais sobre o Cursinho do Salê clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação -  Obras Social Salesiana Liceu Coração de Jesus, Pindamonhangaba (SP)