De ex-atendidos a médicos
11/08/2021

De ex-atendidos a médicos

Lorrane Ribeiro de Assis, 25 anos; e Renato de Lima, de 24 anos, foram ambos Jovens Aprendizes do Centro Salesiano do Menor do Distrito Federal (CESAM/DF). Cada um deles chegou até a obra social salesiana de uma forma diferente. Enquanto Lorrane descobriu a instituição por meio de outros adolescentes que já a frequentavam na época; Renato tinha um tio que havia sido Jovem Aprendiz pelo CESAM quando adolescente e fez a indicação. Além de terem frequentado a mesma obra social salesiana, hoje Lorrane e Renato também compartilham mais um ponto em comum: ambos são médicos e apontam o trabalho do CESAM como fator primordial para suas carreiras.

 

A hoje médica fonoaudióloga, Lorrane R. de Assis, comenta a importância do CESAM em sua vida pessoal e início da sua carreira: “Por meio dos cursos de aprendizagem e acesso a informações, o CESAM contribuiu diretamente para melhorar meu desempenho e rendimento escolar, me proporcionando assim uma aprovação no ENEM com auxílio das aulas de reforço. Consequentemente, conquistei meu diploma de ensino superior que foi apenas meu primeiro passo”. Renato de Lima, hoje médico clínico geral, comenta que uma de suas melhores lembranças do tempo em que passou na obra social salesiana foi da presença próxima e alegre dos educadores: “O fato dos educadores participarem ativamente das atividades recreativas junto dos educandos tornava o ambiente de trabalho e aprendizado em um lugar mais harmônico e prazeroso”.

 

Com suas carreiras consolidadas, ambos os ex-atendidos do CESAM/DF recomendam a obra social para outros jovens, especialmente por estarem vivendo os frutos do Sistema Preventivo Salesiano em suas vidas. “O projeto com adolescentes me acrescentou muito e continua a contribuir para a melhoria de vida de muitos adolescentes em situações de risco e que necessitam de ajuda”, diz Lorrane. “Sei que para muitos pode ser difícil conciliar trabalho, estudos, cursos, casa, família etc, mas a oportunidade de fazer parte da obra salesiana é uma experiência única, pois ajuda os jovens a ter base teórica e profissional para ir atrás de um futuro melhor”, comenta Renato.