Aprendizes do CESAM/GO participam da Aprendizagem Remota durante a Pandemia do COVID-19
Para dar continuidade a Formação Teórica do Programa de Aprendizagem, garantindo o cumprimento da carga horária estabelecida pela lei 10.097/2000 e a experiência da socioaprendizagem, o CESAM utilizando das possibilidades que a tecnologia oferece, está realizando os Encontros Formativos com os Aprendizes, por meio de plataforma remota, desde o dia 27 de abril. As aulas disponibilizadas nos ambientes virtuais foram planejadas com a intenção de aproximar o máximo possível da metodologia e rotina pedagógica utilizada nos encontros presenciais, preservando para que, no processo de construção do conhecimento tenhamos a autonomia e o protagonismo do Aprendiz, a espiritualidade, a identidade institucional e a assistência motivadora e mediadora do Educador, baseada no tripé salesiano: Amor + Razão + Fé.
Segue o relato do Aprendiz Leonardo Pereira dos Santos de 17 anos, que está no módulo de Inclusão Digital:
“Foi muito bom poder participar da aprendizagem remota, estava morrendo de saudades das aulas presenciais no Cesam e essa aprendizagem me ajudou a matar um pouco a saudade e também aprender mais, e isso é muito importante sempre aprender mais!
Nunca imaginei chegar a um dia e fazer isso, participar de aulas pelo meu computador, mas espero que isso acabe logo e tudo volte ao normal, mas enquanto não volta, vamos aprendendo na aprendizagem remota hehe”.
Para o educador Lucas Mesquita do módulo Específico:
“A aprendizagem remota nos permitiu adquirir novas habilidades quando a metodologia do nosso trabalho. Posso agora concordar com o que disse Albert Einstein: "No meio das dificuldades se encontra a oportunidade", pois mesmo diante dessa nova realidade em que estamos vivendo pudemos nos reinventar e continuar o contato com os aprendizes fazendo com que a aprendizagem do CESAM se destacasse ainda mais no mercado.
A aprendizagem Remota tem sido uma fonte de aprendizado tanto para os Educadores, quanto para os Aprendizes, que diante desta realidade precisam se reinventar e fortalecer suas habilidades e competências para atender a nova demanda do processo de ensino aprendizagem.