Convívio, Mundo do Trabalho e Formação: Comprometimento!
31/01/2020

Convívio, Mundo do Trabalho e Formação: Comprometimento!

Na segunda semana de fevereiro, a coordenadora Maria Aparecida França, do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP unidade Bom Retiro, conversou com os jovens e adultos do serviço a respeito dos três eixos que devem ser atingidos durante o semestre, sendo eles: Convívio, Mundo do Trabalho e Formação Inicial e Continuada.

Durante sua fala, Cida, reforçou que os três eixos são conexões e não trabalham separadamente, ou seja, o convívio, por exemplo, está diretamente ligado ao mundo do trabalho e a formação, o objetivo deste eixo é proporcionar o convívio, o desenvolvimento de relações afetivas, de solidariedade e respeito mútuo, inclusive na convivência familiar que será também trabalhada durante o período. Através de dinâmicas, feiras, workshops, oficinas, palestras, projeto de vida, entre outras atividades, os jovens serão preparados para o mundo do trabalho. Já o terceiro eixo, visa proporcionar o acesso inicial ao mundo do trabalho e a ampliação do conhecimento cientifico e tecnológico, por meio da experiência e participação no curso de formação inicial continuada no qual relaciona-se a teoria e prática de forma interdisciplinar para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Para análise e acompanhamento do crescimento, será realizado através da disciplina de Formação Humana bimestralmente uma auto avaliação dos jovens e adultos para que verifiquem o que deve ser aperfeiçoado.

A coordenadora finalizou com uma citação de Michelangelo, o famoso pintor que levou quatro anos para finalizar o teto da Capela Sistina; quando o artista recebeu a tarefa centralizou-se na palavra Comprometimento. Hoje a palavra tornou-se referência para o semestre.