Aprendizagem Profissional em Tempo de Pandemia
16/09/2020

Aprendizagem Profissional em Tempo de Pandemia

Uma nova rotina foi instituída no ano de 2020 e, com o período de quarentena, vários novos desafios foram impostos. O Centro Salesiano do Menor (CESAM), em Goiânia-GO, passou por várias etapas de adaptação para poder atender aos adolescentes e jovens que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz. É notável que a pandemia da COVID-19 tem causado grande impacto na economia, o que trouxe grandes desafios para o Programa de Aprendizagem.  

 

O Governo Federal, visando a manutenção do emprego e renda dos Aprendizes, editou as Medidas Provisórias nº 927 e 936, esta, convertida na Lei 14.020/20, para o enfrentamento da crise. A manutenção do emprego e renda é de suma importância, já que, torna-se cada vez mais necessário se considerar a situação de vulnerabilidade social em que geralmente encontram-se os Aprendizes. 

 

Mantendo o compromisso e a responsabilidade social, o CESAM/GO continua intensificando seu trabalho com os adolescentes e jovens atendidos. Mesmo com o cenário atual, gradualmente, comemora-se a inserção de novos Aprendizes ao mercado de trabalho. O Programa Jovem Aprendiz tem se mostrado efetivo, mesmo diante dos desafios oriundos do período de pandemia, pois observa-se que as oportunidades de efetivação nas empresas continuam abertas e o retorno previsto tem acontecido: a efetivação de Adolescentes e Jovens, que deixam de ser Aprendizes e se tornam Profissionais nas empresas que iniciaram sua primeira experiência de trabalho.

 

Conheça alguns casos de sucesso como a história do Michael Vinicius, do Ladson João da Silva Santos e da Stefane Silvano de Faria. Todos ex-aprendizes do CESAM/GO que forma efetivados nas empresas em que trabalhavam como Jovens Aprendizes.

 

“O CESAM-GO representou uma fase incrível da minha vida, nunca imaginei que essa empresa seria como foi. Minha passagem como Aprendiz foi extremamente gratificante, representou aprendizado, carinho, família. Sim, considero o CESAM como uma família. Lembro até hoje, antes dessa pandemia começar, ficava contando os dias para o meu curso, só para poder ir ao CESAM. Sou extremamente grato a cada colaborador, a cada educador, vocês ficaram gravados na minha história. Lembrarei também de todas as aulas, e o quanto me inspiravam, de cada conselho, bronca e tudo que aprendi.” Diz Michael Vinicius, ex-aprendiz do CESAM/GO.

 

“Sempre serei grata ao CESAM pela oportunidade que recebi. Fiz parte do Programa de Aprendizagem por 4 meses, e posso dizer que foram os melhores dias da minha vida. Hoje estou sendo efetivada na empresa que comecei como Aprendiz, estou muito feliz. O CESAM não me abriu somente a porta para o primeiro emprego, mas aqui pude sentir o carinho e o amor de todos os educadores, e é isso, só tenho a agradecer por tudo.” Diz Stefane Silvano de Faria, ex-aprendiz do CESAM/GO.

 

“O CESAM nos ensina a entrar no mercado de trabalho, como fazer uma boa entrevista, é um local educativo, mas também tem seus momentos de diversões e jogos. E graças ao CESAM hoje estou empregado, colocando em prática tudo que aprendi. Só tenho que agradecer por tudo!” Comenta Ladson João da Silva Santos, ex-aprendiz do CESAM/GO e hoje funcionário efetivado da empresa Tendas & Cia.