Projeto
485/2019 - SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo
Apoiadores
0
Local
Americana
/ SP
Público
113
crianças e adolescentes
Custo mensal por aluno
R$ 350,00
Nossos objetivos
Serviço realizado em grupos, organizando a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos usuários(as), de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com a família e prevenir a ocorrência de situação de risco social.
Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as(os) usuários na construção e reconstrução de suas historias e vivencias de forma individual e coletiva, tanto na família ou/e território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivencias desenvolver o sentimento de pertença e de identificar, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Tendo que haver preventivo e proativo, pautando na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidade, com vista ao alcance de alternatividade emancipatórias para enfrentar as situações de vulnerabilidade social.
Deve prever o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiências, etnia, raça e entre outros. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos atendidos destes serviços, assim garantido a matricial idade sociofamiliar da política de assistência social.
O Serviço na entidade Casa de Dom Bosco tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, adolescentes, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial uma “cultura de violência” instaurada que gera várias situações de risco, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF executado pela equipe de referencia do CRAS Mathiensen.
Pauta-se no reconhecimento da condição dos usuários e suas capacidades, pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescente numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social.
A entidade oferta atividades para crianças e adolescentes, assim como a seus familiares, pautada na resolução CNAS nº 109/2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais). Devido a demanda de atendimento do território temos como foco de atuação crianças e adolescentes da faixa etária de 6 a 17 anos, onde buscamos estimular suas condições intelectuais e físicas, atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e socialização, buscando a garantia das seguranças de acolhida e convívio familiar e comunitário, utilizando experiências lúdicas, teatrais, atividades artísticas, físicas e reflexivas. Com acesso a brinquedos e brincadeiras favorecedores do desenvolvimento, da sociabilidade e fortalecedoras do convívio social e familiar. Estimulando ainda a autonomia e protagonismo social.
fundamentais: